O sistema de mérito na educação municipal de Carazinho/RS na percepção dos professores, gestores, pais e alunos
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a implantação do Sistema de Mérito no município de Carazinho/RS a partir da percepção dos gestores, professores, alunos e pais. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias para implantação do sistema de mérito. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição dos atributos (competências) necessários numa primeira análise, bem como as categorias em nível de facilitadores e dificultadores da avaliação de mérito. Esta etapa exploratória proporcionou o desenvolvimento da pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo com a utilização de dois instrumentos. Após análise dos dados obtidos na pesquisa quali-quanti, concluiu-se que a
implantação de um sistema de mérito é possível, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de implantação passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como qualificação contínua e treinamento para gestão, até as condições básicas para o trabalho. Quanto as competências dos
professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais, sugerindo assim, regramentos que normatizem e definam qual as competências necessárias, que de fato, são imprescindíveis para o cargo de docente. Os resultados indicam que o processo de implantação do sistema de mérito vai além dos gestores públicos e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência.
Collections
- Gestão Pública - EaD [341]