Estudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais
Abstract
Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica
de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente
criticada na atualidade. Associada com esta nova perspectiva do processo de construção de
conhecimento que se amplia e objetiva a formação do educando na sua totalidade, verifica-se
que a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares
também é um processo crescente e vem ao encontro do processo de inclusão social e de
valorização da diversidade humana. O presente estudo objetiva estabelecer a relação entre a
Educação Popular e a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, adotando
como metodologia uma revisão bibliográfica na literatura pertinente na área, associada á uma
análise fenomenológica hermenêutica. A partir das informações criticamente analisadas,
observou-se a estreita relação existente entre Educação Popular e a Inclusão, uma vez que
ambas priorizam a inclusão social dos educandos, instrumentalizando-os para o pleno
exercício da cidadania, além de contribuir para erradicação da discriminação do diferente.