A relevância do desenvolvimento do pensamento crítico no ensino profissional como condição para emancipação
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve por escopo investigar em que medida a práxis empreendida em uma instituição de educação profissional e tecnológica do Rio Grande do Sul converge com o processo de formação crítica e emancipatória da pessoa. Buscou-se investigar em que nível as práticas de ensino vêm ao encontro de uma educação libertadora, ou seja, de uma educação que vise à promoção do desenvolvimento do pensamento crítico junto aos estudantes conduzindo para a sua emancipação, condição esta para o acesso à efetiva democracia. A partir da percepção docente acerca deste tema manifestada em reunião pretendeu-se compreender, se as práticas de ensino lá empreendidas contribuem com a promoção da participação ativa do e da estudante em sociedade. Nessa linha, buscou-se investigar também sobre a importância da formação de um pensamento crítico que culmine com a formação sujeitos críticos de sua própria formação. Os autores que deram suporte teórico para a pesquisa foram Adorno e Horkheimer (2006), Marcuse (1973), Feenberg (2013), Cupani (2017), Freire (2011). A pesquisa indicou que a execução de novas práticas de ensino que venham a propiciar ao estudante desenvolver-se criticamente, é muito difícil e não raras vezes torna-se inviável. Pelo estudo, foi possível perceber que o entrave para este problema não reside apenas nos sujeitos envolvidos naquele processo, mas é decorrente da forma como a educação profissional vem sendo conduzida.
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