A formação do educador em artes visuais: um estudo de políticas públicas e gestão educacional e formação
Abstract
Esta pesquisa de cunho qualitativo realizada no curso de Especialização em Gestão
Educacional/CE/UFSM objetivou investigar a formação do professor de Artes Visuais,
visando o conhecimento que o mesmo tem a respeito das Políticas Públicas, Formação
Docente e Gestão Educacional e conhecer o papel do docente de Artes Visuais como
membro dessa gestão. Foram sujeitos professores e alunos, formados e em estágio, do
curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, do Centro de Artes e
Letras/CAL/UFSM. A coleta de dados foi realizada durante o ano de 2007. Os instrumentos
usados foram o questionário, a análise documental e o diário de campo. Os dados coletados
foram interpretados de acordo com as seguintes categorias: políticas públicas, gestão
educacional, formação docente, sendo discutidos com base no referencial teórico que
permeou a investigação. Os referenciais básicos foram: Barbosa (1998, 2002, 2006),
Ferreira (2001), Libâneo (2004), Lück (2006), Pimentel (1999), Penna (2001, 2003), Rosa
(2005). Este estudo apontou que os sujeitos sabem da existência de Leis, Políticas Públicas
e da Gestão, mas poucos têm clareza e entendimento sobre elas, além dos conhecimentos
da práxis artística e educacional, ficando claro que deve ser dada uma ênfase maior durante
a graduação e nas próprias escolas a respeito das Políticas e da Gestão Educacional.
Percebeu-se que ainda é muito presente a dificuldade do aluno/estagiário em exercer a
docência.
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- Gestão Educacional [292]