dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Ferreira, Vicentina Marli Moraes | |
dc.date.accessioned | 2020-01-02T11:51:35Z | |
dc.date.available | 2020-01-02T11:51:35Z | |
dc.date.issued | 2015-02-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19248 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The Routine is a way of organization we can realize in the most several ways of organization of society, not being different through educational. The meaning of School Routine is attached to the development of activities through pre-established tasks in a particular schedule, always taking into account the experienced reality of the student, without allowing the immobilization occurs, but always with the possibility of changing the course of activities. The professor needs to consider that the Routine will always be an important part in the development of its work plan. The purpose of this research was to investigate the importance of the use of Routine focusing on care, games and learning situations, as kindergarten professors. As a methodological approach, the work is based on a study case, analyzing speech brought by the teachers of kindergarten education. Analyzing the statements of three professors, it was possible to realize the School Routine at the researched educational establishment, a municipal school in the region of Vale do Rio Pardo, RS, is developed in a harmonious way, where professors work as a team because they are able to meet and discuss. They consider each part of the Routine important, and that must happen in order that meets the needs of children, contributing to the different aspects of development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Rotina escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Desenvolvimento da aprendizagem | por |
dc.subject | Routine school | eng |
dc.subject | Kindergarten | eng |
dc.subject | Learning development | eng |
dc.title | A rotina escolar na educação infantil e sua importância no desenvolvimento da criança | por |
dc.title.alternative | The kindergarten educational routine and its importance in child development | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | A Rotina é uma forma de organização que podemos perceber nas mais diversas formas de organização da sociedade, não sendo diferente no meio educacional. O significado de Rotina Escolar está ligado ao desenvolvimento de atividades por meio de tarefas pré-estabelecidas em determinados horários, sempre levando em consideração a realidade vivenciada pelo aluno, não devendo deixar que ocorra um engessamento, mas sim sempre a possibilidade de mudanças ao decorrer das atividades. O professor precisa considerar que a Rotina será sempre uma parte importante no desenvolvimento do seu plano de trabalho. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a importância do uso da Rotina enfocando cuidados, brincadeiras e situações de aprendizagem, com professoras da Educação Infantil. Como abordagem metodológica, o trabalho se baseia em um estudo de caso, analisando a fala trazida pelas professoras de Educação Infantil. Analisando os depoimentos das três professoras, foi possível ver que a Rotina Escolar no estabelecimento de ensino pesquisado, uma escola da rede municipal de ensino da região do Vale do Rio Pardo, RS, é desenvolvida de forma harmoniosa, onde as professoras trabalham em conjunto, pois possuem condições de se reunirem e discutirem. Elas consideram cada parte da Rotina importante, e que devem acontecer de forma que atenda as necessidades das crianças, contribuindo para os diferentes aspectos do desenvolvimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |