Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFajardo, Ricardo
dc.creatorRitter, Denise
dc.date.accessioned2020-01-07T14:48:21Z
dc.date.available2020-01-07T14:48:21Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19307
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractGeometric Probability enables to associate probability studies and geometric notions, but usually is not studied in High School Math classes. The objective of this study is to understand on what extent the development of activities involving the Geometric Probability and using as resources the games, contributes to mathematics learning of students in the first year of High School. The activities were developed in a public school in the city of Santa Maria, with a group of first year. Were necessary four class periods for their development. As data collection instrument used two questionnaires, one before the development of the activities and another after. The results showed that most students did not know the Geometric Probability, and that the proposed activity enabled students would use the geometric knowledge that already had to solve probability problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividadepor
dc.subjectProbabilidade geométricapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectActivityeng
dc.subjectGeometric probabilityeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleO ensino de probabilidade geométrica com o auxílio de jogos: uma experiência para o ensino médiopor
dc.title.alternativeThe teching of probability with the aid of geometric games: an experience for secondary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA Probabilidade Geométrica possibilita associar os estudos de Probabilidade e noções geométricas, mas normalmente não é trabalhada nas aulas de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é compreender em que medida o desenvolvimento de atividades envolvendo a Probabilidade Geométrica e utilizando como recurso os jogos, contribui para a aprendizagem matemática de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do município de Santa Maria, com uma turma de primeiro ano. Foram necessários quatro períodos de aula para o desenvolvimento das mesmas. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um antes do desenvolvimento das atividades e outro após. Os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos não conhecia a Probabilidade Geométrica, e que a atividade proposta possibilitou que os estudantes utilizassem os conhecimentos geométricos que já dispunham para resolver problemas de Probabilidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto