Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo conhecer ações ofertadas na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Estruturada a partir da inspiração teórico-metodológica nos estudos pós-estruturalistas, a pesquisa foi constituída sobre a análise de documentos federais e institucionais que regulamentam e apresentam o processo de inclusão desses sujeitos na instituição. Segundo tais documentos a UFSM tem desenvolvido políticas institucionais que possibilitam o acesso de alunos com deficiência pelo sistema de cotas aos seus cursos de graduação desde o ano de 2007. Conforme dados do Relatório do Núcleo de Acessibilidade (2014-2018), transcorridos dez anos desde do início da implementação do sistema de cotas, 530 alunos com deficiência já ingressaram na UFSM, sendo que desses, 159, abandonaram os cursos e 79 formaram-se. Ao olhar para tais números e as ações que têm sido realizadas pela UFSM via Núcleo de Acessibilidade passei a me perguntar sobre por que tão poucos alunos conseguem integralizar a formação? Como esta pesquisa não tinha o objetivo de conhecer as percepções de alunos e professores da UFSM com relação às práticas de inclusão, as conclusões produzidas indicam possibilidades de interpretação, mas não afirmações sobre os efeitos que as práticas produzem nos sujeitos. Assim, parece-me que as ações técnicas e a oferta de recursos e de profissionais podem não estarem sendo suficientes para garantir a permanência (com aprendizagem) dos alunos na UFSM. Entendo que assim como as práticas inclusivas realizadas nos espaços de educação básica, é possível que as relações que são determinantes nos processos de aprendizagem ainda sejam frágeis e pautadas em representações de deficiência pelo viés da incapacidade. Essas relações podem indicar os efeitos da lógica neoliberal na educação, não possibilitando que os sujeitos com deficiência sejam compreendidos como sujeitos de aprendizagem, capazes de concorrência.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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