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dc.contributor.advisorDornelles Júnior, Arthur Coelho
dc.creatorChaves, Marjana Feltrin
dc.date.accessioned2020-01-24T15:13:32Z
dc.date.available2020-01-24T15:13:32Z
dc.date.issued2015-12-22
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19423
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe research undertaken is to point out the reforms that have taken place in secondary education and the context in which they emerged. The temporality studied starts in 1891, notably with the reform of Benjamin Constant, who guided the first time the possibility of sociology permeate the school curriculum. In addition, the survey ends with the coup of 64, which completely banned the discipline of educational programs and was a warehouse for advancing sociology as a science, since many intellectuals were deposed and arrested. Article it is a bibliographical research, using books, magazines, theses, dissertations and periodicals. The data collected are secondary, in which were used in order to weave a network of ideas among authors. Can attest, during the study, that sociology as chair of the Brazilian schools was marked by constant instability, for now it was present and active in the curriculum and, at other times was totally disqualified and banned from classrooms.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectReformaspor
dc.subjectSecondary educationeng
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectReformseng
dc.titleIntermitência e descontinuidade eis o cenário da sociologia no Brasilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa empreendida consiste em apontar as reformas ocorridas no ensino secundário e, o contexto no qual emergiram. A temporalidade estudada inicia-se no ano de 1891, nomeadamente com a Reforma de Benjamin Constant, que pautou pela primeira vez a possibilidade da Sociologia permear o currículo escolar. E, o levantamento, se encerra com o Golpe de 64, que baniu totalmente a disciplina dos programas de ensino e foi um entreposto para o avanço da Sociologia enquanto ciência, já que, muitos intelectuais foram cassados e presos. O artigo trata-se de uma investigação bibliográfica, usando-se livros, revistas, teses, dissertações e periódicos. Os dados levantados são secundários, nos quais foram utilizados de modo a tecer uma rede de ideias entre os autores. Pode-se atestar, no transcorrer da pesquisa, que a Sociologia enquanto cadeira das escolas brasileiras, foi marcada por constante instabilidade, por ora se fazia presente e atuante no currículo e, em outros momentos foi totalmente desqualificada e banida das salas de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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