dc.contributor.advisor | Dornelles Júnior, Arthur Coelho | |
dc.creator | Chaves, Marjana Feltrin | |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T15:13:32Z | |
dc.date.available | 2020-01-24T15:13:32Z | |
dc.date.issued | 2015-12-22 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19423 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The research undertaken is to point out the reforms that have taken place in secondary education and the context
in which they emerged. The temporality studied starts in 1891, notably with the reform of Benjamin Constant,
who guided the first time the possibility of sociology permeate the school curriculum. In addition, the survey
ends with the coup of 64, which completely banned the discipline of educational programs and was a warehouse
for advancing sociology as a science, since many intellectuals were deposed and arrested. Article it is a
bibliographical research, using books, magazines, theses, dissertations and periodicals. The data collected are
secondary, in which were used in order to weave a network of ideas among authors. Can attest, during the study,
that sociology as chair of the Brazilian schools was marked by constant instability, for now it was present and
active in the curriculum and, at other times was totally disqualified and banned from classrooms. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino secundário | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Reformas | por |
dc.subject | Secondary education | eng |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | Reforms | eng |
dc.title | Intermitência e descontinuidade eis o cenário da sociologia no Brasil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa empreendida consiste em apontar as reformas ocorridas no ensino secundário e, o contexto no qual
emergiram. A temporalidade estudada inicia-se no ano de 1891, nomeadamente com a Reforma de Benjamin
Constant, que pautou pela primeira vez a possibilidade da Sociologia permear o currículo escolar. E, o
levantamento, se encerra com o Golpe de 64, que baniu totalmente a disciplina dos programas de ensino e foi um
entreposto para o avanço da Sociologia enquanto ciência, já que, muitos intelectuais foram cassados e presos. O
artigo trata-se de uma investigação bibliográfica, usando-se livros, revistas, teses, dissertações e periódicos. Os
dados levantados são secundários, nos quais foram utilizados de modo a tecer uma rede de ideias entre os
autores. Pode-se atestar, no transcorrer da pesquisa, que a Sociologia enquanto cadeira das escolas brasileiras, foi
marcada por constante instabilidade, por ora se fazia presente e atuante no currículo e, em outros momentos foi
totalmente desqualificada e banida das salas de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |