Diálogo intergeracional e educação: uma prática compartilhada
Abstract
Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do
Movimento Humano, sub-área Pedagogia do Movimento Humano, e apresenta
um olhar sobre o “Projeto Universidade e Idosos/Voltando a Estudar- Aluno
Especial II”, da Universidade Federal de Santa Maria, ligado ao Núcleo
Integrado de Estudo e Apoio à Terceira Idade (NIEATI). A pesquisa caracterizase
por um Estudo de Caso, onde foram analisados cinco centros de ensino,
com a presença de idosos matriculados em disciplinas de cursos desses
centros. Foram entrevistados cinco professores, quatro idosos (alunos
especiais II), cinco acadêmicos regulares e foram feitas observações da aulas.
Procurou-se compreender como acontece o processo de educação diante de
um relacionamento intergeracional entre idosos, acadêmicos jovens e
professores, em uma mesma sala de aula, dentro da universidade. Entendendo
educação como uma prática compartilhada, tentamos observar os frutos do
projeto, através da presença do velho em sala de aula. Concluiu-se que o
professor tem papel fundamental e, através de sua formação e da forma como
ministra suas aulas, pode permitir um perfeito relacionamento entre as
gerações. Com relação aos acadêmicos regulares, eles aceitam, elogiam e
acreditam na contribuição do idoso para as disciplinas dos cursos, pois através
da partilha de suas experiências de vida, há um enriquecimento dos assuntos
abordados nas aulas. O Aluno Especial II (idoso), busca as disciplinas de
interesse, a realização de sonhos, o auxilio na profissão, a vontade de
aprender e se relacionar. Os professores compreendem suas limitações em
trabalhar com os idosos e apostam no projeto. Pedem também, mais
informações e divulgação acreditando que o principal foco é o caráter
humanizador que o projeto apresenta. Os saberes de cada um e a comunhão
desses através do diálogo e do relacionamento é que caracteriza a educação
para a liberdade e a autonomia. O texto apresenta também, tópicos sobre o
envelhecimento humano, sobre diálogo intergeracional e sobre educação.