dc.creator | Turchiello, Priscila | |
dc.creator | Machado, Fernanda de Camargo | |
dc.creator | Lazzarin, Luís Fernando | |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T14:51:27Z | |
dc.date.available | 2020-02-06T14:51:27Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | TURCHIELLO, Priscila ... et al. Escola, cultura e identidade. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-8341-259-5 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19504 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Identidade cultural | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Globalização | por |
dc.title | Escola, cultura e identidade | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Este material didático foi elaborado para a disciplina Escola, Cultura e Identidade do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, objetivando apresentar e discutir esses temas contemporâneos que perpassam várias áreas da pesquisa acadêmica. O conteúdo da disciplina está dividido em três unidades. A primeira trata das políticas públicas de inclusão e problematiza os efeitos de verdade dos discursos oficiais do Ministério da Educação. A segunda unidade questiona o que significa ser incluído a partir da análise de um artefato cultural produzido pela mídia e os sentidos que ela institui sobre inclusão. Na terceira unidade, são articulados os temas da globalização e das identidades culturais, tendo em vista as configurações contemporâneas de luta pela cidadania (movimentos sociais e ONGs). Ao longo do texto são apresentados links interessantes (de texto e vídeo) e indicações de bibliografia, além daquelas que constam ao final de cada unidade, que poderão ampliar a leitura e o conhecimento sobre os temas tratados. Em cada unidade são propostas atividades de discussão, a partir de questões importantes para fixação dos conteúdos. Ao final do material, disponibilizamos uma relação de links relacionados com a temática dessa disciplina. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |