Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCremonese, Dejalma
dc.creatorMarques, Maria de Fátima
dc.date.accessioned2020-02-20T11:55:17Z
dc.date.available2020-02-20T11:55:17Z
dc.date.issued2016-01-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19630
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas , Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio ,EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe reality of each deficient student is unique. There are no universal criteria for how it should be for teaching with students with disabilities. The educator must observe, ask, analyze to understand the needs of each student. This study aims to examine, in some respects, as in the process of inclusion of students with disabilities in a Municipal School of Early Childhood Education in the northern region of Rio Grande do Sul, from the views of management and teachers of the institution on the inclusion of people with disabilities in regular schools and what methodologies they employ to promote the learning of students with disabilities. The methodology used it is a qualitative, descriptive exploratory nature in the form of a case study. As for the results, both the teachers and the management, have made clear the theoretical concepts, but in practice, they feel the need to improve the knowledge about the methodologies to be employed, so that in fact, the inclusion becomes effective, and also, it identified the need for specialized support.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectApoio especializadopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSpecialized supporteng
dc.titleO processo de inclusão de crianças com deficiência: uma análise em uma escola municipal de educação infantil da região norte do RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio ,EaDpor
dc.description.resumoA realidade de cada educando deficiente é única. Não há existem critérios universais de como deve ser o ensino para com os alunos com deficiência. O educador necessita observar, perguntar, analisar e ouvir para entender as necessidades de cada aluno. Este estudo tem por objetivo analisar, em alguns aspectos, como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência em uma Escola Municipal de Educação Infantil, na região norte do Estado do Rio Grande Sul, a partir das concepções das gestoras e professoras da instituição sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular e quais as metodologias que empregam para a promoção das aprendizagens do aluno com deficiência. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório descritivo sob a forma de um estudo de caso. Quanto aos resultados, tanto as professoras como as gestoras, têm bem claro os conceitos teóricos, porém na prática, sentem a necessidade de aprimorar os conhecimentos a respeito das metodologias a serem empregadas, para que de fato, seja efetivada a inclusão, e também, identificou-se a necessidade de suporte especializado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto