Contextos emergentes no ciclo de alfabetização: um estudo na rede municipal de ensino de Santa Maria
Resumo
Esta monografia foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão
Educacional da UFSM, na linha de pesquisa 2, que visa aprofundar os
conhecimentos acerca da “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos”. Além
disso, o estudo parte das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa
Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior
(GPFOPE), do projeto “Docência e Processos Formativos: estudantes e
professores em contextos emergentes", do qual a pesquisadora faz parte. Neste
trabalho, temos por objetivo reconhecer quais os contextos emergentes que estão
presentes no ciclo de alfabetização, identificando-os por meio dos elementos
expressos por professoras e gestoras que atuam neste espaço. Objetivamos
ainda, identificar a implicação destes contextos na organização do trabalho
pedagógico, a partir de um estudo quali-quantitativo, realizado em uma realidade
municipal de ensino. Para tanto, utilizamos o método misto em pesquisa
educacional, que nos permitiu realizar, em um primeiro momento, um
levantamento desses contextos, por meio da utilização de questionários; e, em
sequência, aprofundar a discussão dos achados deste mesmo instrumento, a
partir da abordagem sociocultural, elencando a Formação docente, a Ação
Pedagógica e os Dilemas da docência, como dimensões categoriais da pesquisa.
Desse modo, apresentamos uma discussão acerca dos contextos emergentes
presentes no ciclo de alfabetização, sendo que contamos com aporte teórico dos
estudos de Bolzan (2002, 2009, 2016), Marcelo Garcia (1999, 2009), Libâneo
(2001, 2004, 2005), entre outros, que contribuem para os diversos aspectos
abordados no delinear deste trabalho. Confirmamos por fim, que os contextos de
inclusão, tecnologia e políticas e programas de governo, previamente elencados,
são considerados como contextos emergentes no ciclo de alfabetização. Para
além disso, foi possível evidenciar outros elementos que constituem desafios para
as professoras e gestoras que participaram, como a falta de participação das
famílias, a falta de recursos, o temor pela tecnologia, a necessidade de formação,
a descontextualização das políticas, a política de progressão nos três primeiros
anos da educação básica. Desse modo, os contextos emergentes elencados e os
novos contextos trazidos pelos sujeitos, constituem-se na trama social,
promovendo inovação e apresentando diversos desafios a serem refletidos, para
mobilizar as dinâmicas de ensinar e aprender no ciclo de alfabetização.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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