Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
Resumo
O presente trabalho se constitui de um estudo monográfico, cujo lócus de pesquisa
se encontra na trajetória de dois alunos surdos, incluídos em uma turma de 1º ano
de uma escola de Ensino Médio e os encaminhamentos realizados – pela escola –
junto a sua escolarização. Verifica-se, também, a contemplação – ou não – de seus
direitos nos documentos que regem a vida escolar, a fim de garantir o atendimento
de suas necessidades conforme prerrogativas legais. Como ferramentas para o desenvolvimento
desta investigação, foram exploradas – principalmente – observações
do cotidiano escolar, contando ainda com entrevistas semi-estruturadas – junto a
três professores que atuam na turma em que os alunos surdos se encontram matriculados
e coordenação pedagógica – e análise documental – do PPP da escola –,
de acordo com a legislação nacional que contempla a temática. Ao final da pesquisa
foi possível perceber que a realidade escolar estudada já apresenta alguns indicativos
de ações voltadas aos alunos surdos, construídos ao longo de um ano de trabalho
colaborativo entre professor do ensino regular, intérprete educacional e coordenação
pedagógica. No entanto, tem-se consciência de que ainda há muito a ser feito,
rumo às condições adequadas de ensino-aprendizagem e, para tanto, parcerias
mais sólidas entre os profissionais que atuam frente aos alunos surdos e seus colegas,
ainda precisam ser estabelecidas e objetivos comuns/conjuntos construídos,
para que nos aproximemos deste ser chamado aluno, a fim de considerá-lo em toda
a sua singularidade, com a finalidade de construir aprendizagens significativas para
ele.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]