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dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorMauhs, Julian
dc.date.accessioned2020-02-26T14:00:17Z
dc.date.available2020-02-26T14:00:17Z
dc.date.issued2016-01-16
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19659
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe article presents considerations regarding the inclusion of environmental issues as a crosscutting theme for school, based on the National Curriculum Parameters, and how the issue can be developed from the perspective of Sociology. Having a substrate the practices of formal and non-formal environmental education under the terms of management Committee of the Hydrographic Basin of the Rio dos Sinos in Rio Grande do Sul, an educational workshop is suggested in order to analyze the situation of small productive farms and the environmental conservation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSociologia do meio ambientepor
dc.subjectGestão de bacias hidrográficaspor
dc.subjectConservaçãopor
dc.subjectRural-urbanopor
dc.subjectSociology of the environmenteng
dc.subjectHydrographic basineng
dc.subjectConservationeng
dc.subjectRural-urbaneng
dc.titleOficinas pedagógicas de meio ambiente para o ensino médiopor
dc.title.alternativeWorkshops for educational environment of secondary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO artigo apresenta considerações a respeito da inserção da questão ambiental como tema transversal para o ensino médio, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e como o tema pode ser desenvolvido sob a ótica da Sociologia. Tendo por substrato as práticas de educação ambiental formal e não formal no âmbito do Comitê de Gerencialmente da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, é sugerida uma oficina pedagógica com objetivo de analisar a situação das pequenas propriedades rurais produtivas e a questão da conservação ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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