dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Sestari, Adriane Rogéria da Veiga | |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T15:07:21Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T15:07:21Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19666 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This monograph focuses on the experience of music and the creation of children's
sonorities. As a general objective, it sought to enhance the musical play of children
by exploiting an organized environment to vocalize. Specifically, reflect on the
processes of creation and audio production of children; and analyze the musical
exploration on the interaction of children with each other and the teacher. As a
methodological approach was used action research, developed with children from 18
to 24 months old, of a public institution of Early Childhood Education. As a
methodological strategy was used the intervention, which was the organization of a
different environments prepared to stimulate the musical play of children. The results
observed and analyzed indicated that the contact with organized environment based
in intervention, the very young children are competent in their musical creations, as
were actors in their actions and sound buildings. Demonstrated creative and
inventive capacities, re-creating new meanings for materials or objects that have
been placed at their disposal. With this study, it can be concluded that very young
children in their actions and body postures reveal the ability to explore the different
elements of music as well as indicate intrinsic knowledge of these elements. I also
observed that the sound functioning procedures of objects favored children's
relationships with each other. In this process, the children shared experiences they
have lived, seized in their cultures and with their peers, signify reality through their
actions, producing cultures for the Children. Therefore, in my role as a teacher it was
fundamental in creating a space, enhancing these sound and musical surveys. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Protagonismo infantil | por |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.subject | Children's protagonist | eng |
dc.title | O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The musical play of very small children: organizing a space for vocalize in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | A presente monografia, focaliza a experiência da música e a construção de
sonoridades infantis. Como objetivo geral, buscou-se potencializar o brincar musical
das crianças através da exploração de um ambiente organizado para sonorizar.
Especificamente, refletir sobre os processos de criação e produção sonora das
crianças; e analisar a exploração musical na interação das crianças entre si e com a
professora. Como abordagem metodológica foi utilizada a pesquisa-ação,
desenvolvida com as crianças de 18 a 24 meses, de uma instituição pública de
Educação Infantil. Como estratégia metodológica utilizou-se a intervenção, que
constituiu na organização de um ambiente diferente preparado para estimular o
brincar musical das crianças. Os resultados observados e analisados indicam que,
em contato com o ambiente organizado na intervenção, as crianças bem pequenas
são competentes em suas criações musicais, pois foram protagonistas em suas
ações e construções sonoras. Demonstraram capacidades criativas e criadoras,
recriando novos sentidos para os materiais ou objetos que foram colocados à sua
disposição. Com este estudo concluo que as crianças bem pequenas em suas ações
e atitudes corporais, revelam a capacidade de explorar os diferentes elementos da
música, bem como indicam conhecimentos intrínsecos destes elementos. Observei
também que os processos de exploração sonora dos objetos, favoreceram as
relações das crianças entre si. Nesse processo as crianças partilham experiências,
já vividas, apreendidas em suas culturas e junto aos seus pares, ressignificam a
realidade através de suas ações, produzindo culturas da Infância. Para tanto, o meu
papel como professora foi de fundamental importância na criação de um espaço,
potencializando essas explorações sonoras e musicais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |