Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
Fecha
2011-12-16Autor
Gonçalves, Eder Wolney da Roza
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Esta monografia trabalhou a Educação Ambiental em dois momentos distintos: no primeiro momento buscou-se o conhecimento técnico sobre passivo ambiental e, através de uma pesquisa não estruturada a situação do município nesta questão. No segundo momento procurou-se mostrar uma forma de aplicação da Educação Ambiental dentro do ensino da Matemática. Para tanto, foi escolhida uma proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27/04/99) que utiliza a temática ambiental de forma transversal com a disciplina de Matemática. Isto se deu através da elaboração de um projeto de pesquisa, realizada por alunos do ensino médio da escola estadual de ensino médio Engenheiro Parobé, abordando o tema da produção, ou não, de um passivo ambiental na indústria, na saúde e na gestão pública do município. Assim, pretende-se estabelecer uma ligação entre as funções e a álgebra da Matemática Elementar numa tentativa de mostrar um caminho para a educação ambiental. Com levantamentos de dados sobre o passivo ambiental construíram-se gráficos, tabelas e relações percentuais para uma análise quantitativa e para visualização do comportamento da taxa de produção do lixo e dos recursos destinados a solução deste problema. A Matemática contextualizando com a temática ambiental é uma forma não só de dinamizar as aulas tornando-as mais interligadas e relacionadas com o contexto ambiental local e global, mas também como forma de estudar os problemas ambientais e ecológicos despertando a consciência discente para o uso racional dos recursos naturais, construindo assim um modelo de educação voltada à cidadania socioambiental.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]