Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorSilveira, Micheli Puhl Gomes da
dc.date.accessioned2020-03-02T15:14:51Z
dc.date.available2020-03-02T15:14:51Z
dc.date.issued2016-04-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19689
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe respective article aims the study of Sociology in school environment applying didactic methods of multimedia resources through documentaries and stimulating debates. The alternative interdisciplinary approach of Social and Legal Sciences enabled lectures of specific topics creating a collective reflection, seeking conflict solutions. The paper purpose is the description of an experience lived by the postgraduate student in Sociology in High School from Federal University Santa Maria, which was developed through a guided and supervised internship by University and School A.J. Renner of Montenegro/RS, in 1st and 3rd year classes, since October 2015. The application design of educational workshops facilitated the student didactics of teaching practice. Application of the alternative audiovisual method enabled a critical thinking of social reality allowing a satisfactory result between teachers and students despite of the short time of about a month.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectOficinapor
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectDidactic resourceseng
dc.subjectThinkingeng
dc.subjectWorkshopeng
dc.titleOficinas pedagógicas de direitos humanos para o ensino médiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO artigo visa o estudo da Sociologia no ambiente escolar utilizando métodos didáticos dos recursos de multimídia através de documentários e debates estimulantes. O procedimento alternativo da interdisciplinaridade das Ciências Sociais e Jurídicas possibilitaram discursos de temas específicos produzindo uma reflexão coletiva, buscando soluções de conflitos. O trabalho propõe o relato de uma experiência vivenciada pela aluna de pós-graduação em Sociologia no Ensino Médio da Universidade Federal de Santa Maria, o qual desenvolveu-se através do estágio orientado e supervisionado pela Universidade e o Colégio A.J. Renner de Montenegro/RS, nas turmas de 1º e 3º ano do Ensino Médio, a partir de Outubro de 2015. O projeto de aplicação de oficinas pedagógicas facilitou a didática da aluna para o exercício docente. A aplicação do método alternativo audiovisual permitiu uma reflexão crítica da realidade social admitindo um resultado satisfatório entre professores e alunos apesar do tempo exíguo de aproximadamente um mês.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto