A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática
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Data
2011-09-16Autor
Gloria, Adriana Feitosa Rodrigues
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A gestão democrática é instrumento determinante da melhoria da organização escolar e implica em autonomia e em participação expressiva da comunidade escolar. A democratização da gestão está intrinsecamente relacionada à maneira como a escola elabora e desenvolve o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e consiste numa exigência legal em curso nas escolas do país. Isso justifica o objetivo deste trabalho de conhecer como ocorre a construção do PPP no interior da escola pública brasileira no contexto da gestão democrática. Dessa forma, o trabalho está dividido em quatro capítulos, onde os três primeiros apresentam uma revisão de literatura acerca de democracia na escola, seus pressupostos e implicações, e o último, a aplicação da pesquisa de campo. Realizou-se um estudo de caso na Escola Estadual Novo Horizonte, situada em Palmas-TO, através da aplicação de questionários e entrevistas e de pesquisa documental. Os resultados obtidos evidenciam que o grau de envolvimento da comunidade escolar na construção do projeto político pedagógico ainda é insuficiente e, portanto, a equipe diretiva deve buscar novos mecanismos de incentivo à participação para a consolidação da democracia nesta escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]