Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorRosa, Jocemara da
dc.date.accessioned2020-03-04T14:55:33Z
dc.date.available2020-03-04T14:55:33Z
dc.date.issued2016-09-24
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19724
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAprendizagem docentepor
dc.titleGestão pedagógica em uma unidade do Proinfância na região noroeste do estado do RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho traz como temática a Gestão Pedagógica Em Uma Unidade Do Proin-fância Na Região Noroeste do RS, apresentando algumas questões que são pertinentes a problematizar a qualidade da prática pedagógica docente com crianças. Aspectos estes que perpassam a organização, o planejamento, o desenvolvimento do trabalho e que principal-mente, estão ligados à gestão pedagógica. Por ter vivenciado contextos pedagógicos dife-rentes nas EMEIs que atuei nos últimos anos, mesmo que ambas tenham participado do Projeto financiado pelo MEC de Assessoramento Pedagógico às Unidades do Proinfância, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UNIJUÍ e UPF, o qual pretendeu qualificar ainda mais as ações na educação infantil, as vivências e observa-ções em tais contextos tornou evidente que o modo como foram efetivadas as práticas pe-dagógicas no dia a dia das unidades foi absolutamente diferente em cada uma. Por essa razão podemos tencionar quais são os fatores que fazem com que as ações que envolvem o contexto escolar da educação infantil não sejam tão simples de equacionar enquanto projeto de gestão. Nesse sentido, afirmamos que existem várias dimensões, e a principal delas é a gestão pedagógica que têm papel fundamental na articulação das ações necessárias para formar equipe de trabalho, incentivando e auxiliando os docentes, estabelecendo relações dialógicas com as famílias, respeitando as infâncias e o desenvolvimento das crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto