Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorLock, Maruá Pereira
dc.date.accessioned2020-03-11T14:39:43Z
dc.date.available2020-03-11T14:39:43Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19806
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe following article presents the flipped classroom as a strategy for the teaching of Sociology through the approach of the thematic "Gender, Sexuality and Diversity" on "Education of Young Adults - EJA". This text is a report on the experience had on an activity carried out in the second semester of 2015 during the classes of Sociology teached to the students from grades equivalent to the second year of regular high school. The objective of said activity was to build the students' knowledge through the distinction between scientific knowledge and common sense, which helped create an understanding as to why they were learning Sociology. Furthermore, the activity enabled on the students a posture of questioning and critical thinking, allowing them to start deconstructing a series of pre-conceived and naturalized ideas, as well as understanding society as something historical and cultural.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAula invertidapor
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.subjectTeaching of sociologyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectEducation of young adultseng
dc.titleAula invertida como estratégia de ensino - relato de experiência sobre a temática de gênero, sexualidade e diversidade na educação de jovens e adultospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo apresenta a aula invertida como estratégia de ensino de Sociologia, através da abordagem da temática “Gênero, Sexualidade e Diversidade” na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada no segundo semestre de 2015, durante as aulas de Sociologia, em turmas equivalentes ao segundo ano do ensino médio regular. A proposta da atividade buscou a construção de conhecimento dos alunos, através da distinção entre conhecimento científico e senso comum, o que auxiliou na compreensão do porquê de os alunos estarem estudando Sociologia. Além disso, a atividade proporcionou uma postura de questionamento e crítica por parte dos alunos, possibilitando o início de uma desconstrução de ideias pré-concebidas e naturalizadas, bem como o entendimento da sociedade como algo histórico e cultural.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto