Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorSilva, Carmen Salete Pithan da
dc.date.accessioned2020-03-12T14:27:06Z
dc.date.available2020-03-12T14:27:06Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19823
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research aimed to reflect on teaching practices and childhood conceptions that permeate the training of teachers who work in childhood education in a public school in Coronel Bicaco city / RS. The problem that guided the study was: What pedagogical practices and conceptions of childhood permeate the training of teachers who work in childhood education? The methodology used in this research was participatory with qualitative and interpretative approach research. Data from this study show that most teachers do not have specific training to work in early childhood education, but they believe in continuing education and that training must be rethought and restructured as a whole, including the dimensions of initial training and continuing education. Thus, the results from this research show to the need for further study about the specificity of Childhood Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicas/educação infantilpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectPublic policies and childhood educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.titleFormação de docentes na educação infantil: um estudo em uma escola pública da rede municipal de Coronel Bicaco - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as práticas pedagógicas e as concepções de infância que permeiam a formação de docentes que atuam na educação infantil, em uma escola pública da rede municipal de Coronel Bicaco/RS. O problema que norteou o estudo foi: Quais práticas pedagógicas e que concepções de infância permeiam a formação de docentes que atuam na educação infantil? A metodologia usada nesta investigação foi a pesquisa participante com enfoque qualitativo e interpretativo. Os dados desta pesquisa evidenciam que a maioria dos docentes não têm formação específica para trabalhar na educação infantil, mas acreditam na formação continuada e que as formações precisam ser repensadas e reestruturadas como um todo, abrangendo as dimensões da formação inicial e da formação continuada. Diante disso, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de um maior estudo em torno da especificidade da Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto