Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Cleber Ori Cuti
dc.creatorKaus, Graziela Marafiga
dc.date.accessioned2020-03-12T15:04:49Z
dc.date.available2020-03-12T15:04:49Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19824
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe article “Ensino de Sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada” accomplished at Ferrari Fernando Historical Museum - São Pedro do Sul / RS, aims to recognize sociology as a High School subject, identifying possibilities of relationships with the museum space and contribute to the deficiencies that this subject carries to the course of time. As methodology it's presented the report of a lived experience in the development of qualitative research and descriptively. Describes the possibilities of the relationship between the Sociology Education and the museum space, through direct contact among the involved ones, based in different theoretical. In this perspective, the museum space showed to be an ally of the subject of Sociology, an institution that through planned educational initiatives can contribute to the development of critical thought, the notion of temporality, conducting research and memory preservation. Parallel to this, it's important to highlight that from this meeting between the Sociology and the museum space, everyone involved contributed to the construction of knowledge within their realities, due to empathic relationships, proximity, collectivity and curiosity that settled.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEspaço museológicopor
dc.subjectAção educativapor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectMuseum apaceeng
dc.subjectEducational actioneng
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectCultural industryeng
dc.titleEnsino de sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciadapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO artigo “Ensino de Sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada”, realizado no Museu Histórico Fernando Ferrari – São Pedro do Sul/RS visou reconhecer a Sociologia como disciplina do Ensino Médio, identificar possibilidades de relação com o espaço museológico e contribuir para as deficiências que essa disciplina carrega ao decorrer do tempo. Como metodologia apresenta-se o relato de uma experiência vivenciada no desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa e de forma descritiva. Descrevem-se as possibilidades da relação entre o Ensino de Sociologia e o espaço museológico, através do contato direto entre os envolvidos, sob a luz de diferentes teóricos. Nessa perspectiva, o espaço museológico mostrou-se como um aliado da disciplina de Sociologia, uma instituição que por meio de iniciativas educacionais planejadas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, da noção de temporalidade, exercício da pesquisa e preservação da memória. Paralelo a isso, é importante ressaltar que desse encontro entre a sociologia e o espaço museológico, todos os envolvidos contribuíram para a construção do conhecimento dentro de suas realidades, devido às relações de empatia, proximidade, coletividade e curiosidade que se estabeleceram.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto