Mostrar registro simples

dc.creatorNunes, Fernanda Bertazzo
dc.date.accessioned2020-03-12T20:45:30Z
dc.date.available2020-03-12T20:45:30Z
dc.date.issued2020-01-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19830
dc.description.abstractThe work entitled “Heritage Education: an applied experience for the city of Santiago - RS” discusses heritage education as a possibility of educational action to be developed in schools, with the purpose of informing and making students aware of the value of preserving society's heritage and cultural assets. The focus of the research is the cultural heritage of Santiago, a city located in Rio Grande do Sul State, in Southern Brazil. The main objective is to propose heritage education actions as a way to promote and value heritage and to understand how students in a public school perceive the cultural heritage of their city. As a final product of the dissertation, the author elaborate an educational booklet: “A heritage tour through the city of Santiago” - later used in the classroom activity with students from the 4th grade of the São José Municipal Elementary School. Based on a theoretical reference and research on historical and tourist data of the city, this work sought to establish which places and buildings have the greatest historical and architectural interest in the history of Santiago, in order to understand their importance and their value through the heritage recognition that these places represent for the society. The exploratory qualitative methodology consists of bibliographic research and the creation of the educational booklet. Through illustrations and activities, the booklet explains the concepts of heritage through the cultural assets of Santiago. According to the experience carried out in the classroom, the research reinforces the importance that the material obtained as a complement in the education of students, having a positive result in view of the reaction that the children obtained with the handling and understanding of the educational booklet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectSantiago - RSpor
dc.subjectCartilhapor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectBookleteng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.titleEducação patrimonial: experiência aplicada para o município de Santiago - RSpor
dc.title.alternativeHeritage education: an applied experience for the city of Santiago - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “Educação Patrimonial: experiência aplicada para o município de Santiago – RS”, discute a Educação Patrimonial como possibilidade de ação educativa a ser desenvolvida em escolas, com a finalidade de informar e conscientizar os estudantes acerca do valor da preservação dos bens patrimoniais e culturais da sociedade. O foco da pesquisa é o patrimônio cultural da cidade de Santiago, localizada no Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo geral é propor ações de Educação Patrimonial como forma de promover e valorizar o patrimônio e compreender como os alunos de uma escola pública do município percebem o patrimônio cultural de sua cidade. Como produto final da dissertação, elaborou-se a cartilha educacional “Um passeio patrimonial pela cidade de Santiago” – utilizada posteriormente na atividade em sala de aula. A atividade foi desenvolvida com estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José. A partir de embasamento teórico e pesquisa sobre dados históricos e turísticos do município, buscou-se estabelecer quais lugares e edificações possuem maior interesse histórico e arquitetônico na história de Santiago, a fim de compreender sua importância e seu valor pelo reconhecimento patrimonial que esses lugares representam para a sociedade. A metodologia, de caráter qualitativo exploratório, baseou-se em pesquisas bibliográficas e na criação da cartilha educacional. Por meio de ilustrações e atividades, a cartilha explica os conceitos de patrimônio através dos bens culturais do município. De acordo com a experiência realizada em sala de aula, reforça-se a importância que o material obteve como complemento na educação dos alunos, tendo um resultado positivo diante da reação que as crianças obtiveram com o manuseio e entendimento da cartilha educacional.por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668223529036644por
dc.contributor.referee1Ceretta, Caroline Ciliane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4388433550209518por
dc.contributor.referee2Pons, Mônica Elisa Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1266730315285809por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4957906937388105por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International