Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorDambrós, Gabriela
dc.date.accessioned2020-03-13T13:51:15Z
dc.date.available2020-03-13T13:51:15Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19836
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractTeacher training constitutes a task of paramount importance for Higher Education Institutions (IES), being a government policy at different levels, as well as part of educational programs, with special emphasis on National Education Plans. When referring to teacher training is possible to identify the initial training, that due to graduation and continuing education that occurs during professional career. In the context of improvement and enhancement of teacher training, it has been the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) that is characterized as an educational innovation it provides opportunities to teacher education of undergraduate degrees in such a way as to allow, in initial training, an effective approach to basic education. In this sense, the present study aimed to analyze the teacher training policy through the Institutional Program of Introduction to Teaching Exchange. Specifically sought to characterize the subproject PIBID Social Sciences Bachelor of UFSM. In the investigation that allowed this article we used the research literature, documentary and field research, listening to the coordination of PIBID Social Sciences of UFSM and a student/fellow.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)por
dc.subjectPIBID Ciências sociais licenciatura - UFSMpor
dc.subjectPolítica de formação de professorespor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPIBD Social Sciences of UFSMeng
dc.subjectTeacher training policyeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.titleA política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.title.alternativeProgram through teacher education policy of Institutional Teaching the Initiation of fellow (PIBID)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA formação de professores constitui-se uma tarefa de suma importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sendo ainda política de governos em diferentes níveis, bem como parte de programas educacionais, com especial destaque aos Planos Nacionais de Educação. Quando referirmos à formação de professores é possível identificar a formação inicial, aquela decorrente da graduação, bem como a formação continuada que ocorre durante a trajetória profissional. No contexto do aperfeiçoamento e da valorização da formação docente, tem-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que, caracteriza-se como uma inovação formativa pois oportuniza a formação docente dos graduandos de licenciaturas de tal forma a possibilitar, na formação inicial, uma aproximação efetiva com a educação básica. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Especificamente buscou-se: Caracterizar o subprojeto PIBID Ciências Sociais Licenciatura da UFSM. Na investigação que permitiu esse artigo utilizou-se da pesquisa bibliografia, documental e pesquisa de campo, ouvindo a coordenação do PIBID Ciências Sociais da UFSM, bem como um discente/bolsista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto