A prática da autopublicação: o papel do autor-editor e as novas possibilidades de publicação
Resumo
Este trabalho apresenta um panorama da atuação de dois importantes agentes envolvidos na cadeia produtiva do livro, autor e editor, e a mescla ocorrida a partir do advento e crescimento da prática da autopublicação, tanto em sua forma tradicional quanto digital. Após uma rápida explanação acerca do mercado editorial brasileiro e da publicação independente, além de uma abordagem sobre plataformas e ferramentas que permitem aos autores publicarem seus livros por conta própria, aplicou-se um questionário com três autores que passaram pelas duas formas de publicação com o objetivo de comparar suas experiências entre os dois tipos de publicação e definir qual delas os respondentes acreditam ser a mais vantajosa. Através da análise de suas respostas, foi possível verificar que a figura do editor não se torna obsoleta, mesmo quando o autor é capaz de produzir seu livro por conta própria. Assim, observa-se que, muitas vezes, a prática da autopublicação serve como uma ponte entre o novo autor e o mercado editorial tradicional, este último sendo constituído pelas casas editoriais por meio das quais muitos autores independentes almejam publicar seus livros. Nesta análise, legitimamos não apenas a publicação independente, mas, também, a publicação tradicional, assim como as figuras do autor e do editor, além do resultado da mescla entre ambos.