Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Rosane
dc.contributor.advisorJorge, Lóren Kellen Carvalho
dc.creatorJunges, Achley Andressa
dc.date.accessioned2020-11-25T14:44:35Z
dc.date.available2020-11-25T14:44:35Z
dc.date.issued2019-12-05
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20177
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2019.por
dc.description.abstractCommunicating is a natural aspect of human life, it is a way of transmitting ideas, information and also of having relationships with others. However, there are many people affected by physical, intellectual or sensory limitations which restrict their communication. That is the case of People with Special Needs (PSN) who need accessibility resources such as audiovisual descriptions, subtitles and the Libras window to make their communication effective. That being said, the issue in this study encompasses the importance of communication accessibility for PSN through which the right to information and communication is guaranteed. The aim is to analyze how the communication accessibility resources are used in two audiovisual products, the Programa Especial (Special Program) and the Na Rota da Acessibilidade (On The Route To Accessibility). A case study was used as research methodology, bringing bibliographical research, explanatory analyses and the semi structured interview as a method and technique. It became noticeable that the Libras window and subtitles are the resources being used the most in an adequate manner, but there are issues to be worked on. Thus, we conclude that communication accessibility needs more research encompassing the spread of and the reflexion on the issue on an academic scope that results in professional practices. The inclusion of People with Special Needs through communication accessibility aids the creation of a fairer, more inclusive and diversified society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTecnologias assistivaspor
dc.subjectAcessibilidade comunicacionalpor
dc.subjectAssistive technologieseng
dc.subjectCommunication accessibilityeng
dc.subjectPeople with special needseng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleAcessibilidade comunicacional em produções audiovisuais: estudo de caso dos programas na rota da acessibilidade e programa especialpor
dc.title.alternativeCommunication accessibility in audiovisual productions: a case study of the program on the accessibility route and the special programeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoComunicar é parte natural da vida humana, uma forma de transmitir ideias, informações, experiências e também de se relacionar com o outro. No entanto, muitas pessoas possuem limitações físicas, intelectuais ou sensoriais, que restringem sua comunicação. É o caso das Pessoas com Deficiência (PcD), que necessitam de recursos com acessibilidade, como audiodescrição, legenda e janela de libras, para efetivar sua comunicação. Nesse sentido, o problema desse estudo tange a importância da acessibilidade comunicacional para as PcD, através da qual é garantido o direito à comunicação e informação. Objetiva-se analisar como os recursos de acessibilidade comunicacional são utilizados em dois produtos audiovisuais, o “Programa Especial” e o “Na Rota da Acessibilidade”. A metodologia utilizada é o estudo de caso, tendo como métodos e técnicas, a pesquisa bibliográfica, a análise exploratória e a entrevista semi-estruturada. A partir da pesquisa realizada, constatou-se que a janela de Libras e legenda são os recursos utilizados majoritariamente e de modo adequado nas produções analisadas, contudo existem questões que podem ser aprimoradas. Deste modo, conclui-se que a acessibilidade comunicacional carece de pesquisas que visem contribuir com a difusão e reflexão da temática em âmbito acadêmico e que resultem em práticas profissionais. A inclusão das PcD por meio da acessibilidade comunicacional auxilia na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e diversificada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto