Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDuarte, Carlise Scalamato
dc.creatorMolossi, Jaqueline Donida
dc.date.accessioned2021-01-18T18:44:08Z
dc.date.available2021-01-18T18:44:08Z
dc.date.issued2019-12-04
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationMOLOSSI, Jaqueline Donida. Performace em dança – arte política. 2019. 40 [6] p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança Licenciatura)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20261
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Dança Licenciatura, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis Final Degree Paper in Dance-Degree has as its theme the performance in dance. The research aimed to investigate what characterizes performance in art and to experiment with the creation of two dance performances as a political act, to understand what differentiates them from other types of performance. It approaches the concepts of performance as language of Cohen (2002); Schechner's performance studies (2006); Goldberg (2006); Biancalana (2015); Seventy (2016) and the cosmopolitan term of Stengers (2007). The method used was cartography, which makes it possible to map artistic making: from conceptualization, problematization, actions, reflections and analysis. The methodological trajectory covered the creation and presentation of two performances on events that affected the Brazilian environment in 2019 and are of interest to various countries. It also enabled the mapping of the creative process of the performances, analysis of the interpreter-creator's body perceptions, interaction with the public and the account of the artistic experience. The performances were titled: 1st) “Flaming Amazon”, presented at the Integrated Academic Day of the Federal University of Santa Maria in October 2019; 2ª) “At the Open Sea”, presented at V Night Dance, December 2019. Finally, it is considered that the creation and presentation of the performances makes it possible to understand the performance of performer-creator as a political action capable of provoking sensations and reflections on the public about its responsibility towards the preservation of the environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectArte e políticapor
dc.subjectArt and politicseng
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectCartografiapor
dc.titlePerformace em dança – arte políticapor
dc.title.alternativeDance performace – political arteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationDança Licenciaturapor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a performance em dança. A pesquisa teve como objetivo investigar o que caracteriza a performance em arte e experimentar a criação de duas performances de dança como ato político, para compreender o que as diferencia de outros tipos de performance. Para isso, apresenta-se os conceitos de performance como linguagem (COHEN, 2002), os estudos de performance (SCHECHNER, 2006; GOLDBERG, 2006; BIANCALANA, 2015; SETENTA, 2016) e o termo cosmopolítica (STENGERS, 2007). O método utilizado foi a cartografia, que possibilita mapear o fazer artístico: a conceituação, as problematizações, as ações, as reflexões e as análise. A trajetória metodológica abrangeu a criação e apresentação de duas performances sobre acontecimentos que afetaram o meio ambiente brasileiro no ano de 2019, os quais foram de interesse de vários países. O trabalho também possibilitou o mapeamento do processo criativo das performances, a análise das percepções corporais da intérprete-criadora, a interação com o público e o relato da experiência artística. As performances foram intituladas: 1ª) “Amazônia em Chamas”, apresentada na Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria em outubro de 2019 e 2ª) “Em Mar aberto”, apresentada na V Noite da Dança, em dezembro de 2019. Por fim, considera-se que a criação e apresentação das performances possibilitou compreender a atuação de intérprete-criadora como uma ação política capaz de provocar sensações e reflexões no público sobre a sua responsabilidade perante a preservação do meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto