As estratégias de comunicação na construção do imaginário da marca Ray Ban
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Data
2015-12-18Autor
Wanzeller, Mariana Siebeneichler
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Este trabalho estuda as estratégias de comunicação da marca Ray Ban e o seu papel na construção do imaginário da marca, através da perspectiva cartográfica. O foco desta análise está nos platôs imaginário de marca e comunicação. O aporte teórico da pesquisa é constituído incialmente, com as definições de marca, propostas por autores como David Aaker, Andrea Semprini e Clotilde Perez. Além das definições de marca, são estudadas as teorias de brand equity, imagem e identidade de marca e marcas pós-modernas. A análise e todo o desenvolvimento da pesquisa ocorrem através do método da cartografia, baseado na definição proposta pela autora Virgínia Kastrup. As manifestações comunicacionais da marca Ray Ban são analisadas sob as perspectivas baseadas nos conceitos de brand equity, do autor David Aaker e de imaginário de marca, proposto por Andrea Semprini. Desse modo, é realizado o estudo da Ray Ban, de sua história e estratégias para compreender a sua imagem de marca e o papel da comunicação na construção do seu imaginário. Com isso, é compreendido o objetivo de comunicação da Ray Ban, assim como as estratégias comunicacionais utilizadas pela marca e as nuances que compõem seu imaginário.