Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
Fecha
2011-01-17Autor
Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho apresenta alguns dilemas vividos por muitos educadores frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular abordando a importância da preparação tanto de forma material quanto de forma pessoal de todos envolvidos no processo de ensino - aprendizagem. Trata-se de um estudo utilizando como fundamentação, a teoria de diferentes autores e concepções de diferentes professores. O presente trabalho tem como objetivo analisar o pensamento de alguns educadores da rede regular ensino sobre a inclusão. A inclusão trabalhada numa perspectiva qualitativa, em consonância com o processo de ensino-aprendizagem, faz com que os alunos aprendem a conviver com a diferença e se tornarem cidadãos solidários. A finalidade desse estudo é permitir aos envolvidos com o sistema educacional; uma reflexão a respeito da necessidade de se tornar realidade a inclusão em cada sala de aula, transformando o ambiente escolar em um espaço genuinamente democrático, onde todos partilharam o conhecimento e a experiência entre eles de maneira que seus direitos fundamentais sejam respeitados.