Tecnologias na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-14Autor
Götz, Deisi Mara Baumgarten
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo é resultado da pesquisa sobre Tecnologias na Educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem que teve como objetivo compreender como acontece o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias. A pesquisa, um estudo de caso, foi realizada em dois municípios e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a observação de aulas. Os questionários foram aplicados para um grupo de educandos das séries iniciais do ensino fundamental, educadores e secretárias de educação dos municípios pesquisados. Os resultados demonstram que os recursos tecnológicos contribuem na construção do conhecimento dos educandos, porém, necessitam de mediação e orientação do educador. O educador, por vezes, sente-se despreparado e inseguro para ministrar aulas envolvendo tecnologias, devido à falta de conhecimentos básicos. Outra dificuldade é a falta ou sucateamento dos recursos na escola.