dc.contributor.advisor | Corrêa, Marcos Kröning | |
dc.creator | Cortina, Marcelo Vargas | |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T11:32:51Z | |
dc.date.available | 2021-04-13T11:32:51Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20548 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This research consists of an investigation of the work Usher Waltz, written in 1984 by the
guitarist-composer Nikita Koshkin (1956) and published in 1989 (Editions Orphée) and 1993
(Edition Margaux). The work was inspired by Edgar Allan Poe’s novel The Fall of the House
of Usher, first published in 1839. The Usher Waltz has a prominent position among Koshkin’s
works, among other factors, due to the use of expanded and idiomatic guitar techniques to
represent the programmatic context of the piece. The work has been recorded and performed
by many guitarists, including a recording by Koshkin. The aim of this research is investigate
tempo and dynamics in four recordings in four recordings of the Usher Waltz by different
performers. To description and comparison of the recordings, the Sonic Visualiser software
was used as a complement to listening, according to the methods for analyzing recordings
proposed by Cook (2009) and McAdams et al (2004). Listening and comparing the recordings
made it possible to articulate reflections on the interpretation of the Usher Waltz through the
dialogue between the data of the recordings and the literature review, published editions and statements by Nikita Koshkin. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Usher Waltz | por |
dc.subject | Nikita Koshkin | por |
dc.subject | Tempo | por |
dc.subject | Dinâmica | por |
dc.subject | Estudo discográfico | por |
dc.subject | Dynamics | eng |
dc.subject | Recording study | eng |
dc.title | Tempo e dinâmica na Usher Waltz do violonistacompositor Nikita Koshkin: um estudo comparativo entre gravações | por |
dc.title.alternative | Tempo and dynamics in Usher Waltz by the guitarist-composer Nikita Koshkin: a comparative study of recordings | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa consiste em uma investigação em torno da obra Usher Waltz, composta
em 1984 pelo violonista-compositor russo Nikita Koshkin (1956) e publicada em 1989
(Editions Orphée) e 1993 (Edition Margaux). A obra foi inspirada pelo conto The Fall of the
House of Usher de Edgar Allan Poe (1809-1849), datado de 1839. A Usher Waltz ocupa
posição de destaque entre as obras de Koshkin, entre outros fatores, em razão da utilização de
técnicas expandidas e idiomáticas do violão para retratar o contexto programático da obra. A
obra tem sido gravada por diferentes intérpretes, incluindo uma gravação realizada pelo
próprio Koshkin. O objetivo do trabalho é investigar tempo e dinâmica em quatro gravações
da Usher Waltz por diferentes intérpretes. Para análise e comparação das gravações, foi
utilizado o software Sonic Visualiser como complemento à audição das mesmas, de acordo
com os métodos de análise de gravações propostos por Cook (2009) e McAdams et al. (2004).
A audição e comparação das gravações possibilitaram articular reflexões sobre a interpretação
da Usher Waltz, através do diálogo entre os dados das gravações e a revisão bibliográfica,
edições publicadas e relatos do próprio Nikita Koshkin. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |