Concepções sobre a Educação Física no ensino infantil na perspectiva unidocente do município de Formigueiro, RS
Abstract
Este estudo objetivou investigar a concepção que os professores unidocentes que atuam na Educação Infantil, das escolas municipais de Formigueiro/RS têm ou atribuem sobre a prática da Educação Física na escola, e também conhecer as dificuldades que estes enfrentam para desenvolver as atividades dessa área do conhecimento. A metodologia utilizada nesse estudo foi a abordagem qualitativa e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas e questionários com nove destes professores. Concluímos que estes profissionais apresentam muitas lacunas quanto aos conhecimentos da área da Educação Física na sua formação inicial, e que os cursos de graduação em Pedagogia precisam preocupar-se quanto a uma maior abrangência desses saberes tão relevantes na formação de seus acadêmicos. Instiga-se nesse trabalho contribuir para uma maior valorização da área da Educação Física nos espaços escolares, como a reflexão de alguns apontamentos de possíveis realizações em prol de uma Educação Física de qualidade, que atenda as suas especificidades como uma área do saber, com conhecimentos indispensáveis a serem cumpridos.
Collections
- Educação Física Escolar [200]