Práticas de comunicação participativa no exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RS
Abstract
A temática desta pesquisa está contemplada por três eixos teóricos centrais: comunicação comunitária, participação, cidadania, delimitando-se ao entendimento das práticas de comunicação participativa no exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RS. O problema de pesquisa se deu através da seguinte questão: Como as práticas de comunicação participativa fomentam o exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RS? Para responder a esta questão, tem-se como objetivo geral desse trabalho analisar as práticas de comunicação participativa no exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RS. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos: pontuar as ações realizadas no projeto Orchestrarium; caracterizar as práticas de comunicação participativa no projeto Orchestrarium; e identificar os aspectos do exercício de cidadania decorrentes do projeto. Para abarcar a revisão teórica, partiu-se do conceito de comunicação comunitária, transcorrendo sobre sua historicidade e conceitos; em seguida, pelo conceito de participação ao entender suas diversas modalidades e formas de atuação e, por fim, o conceito de cidadania que contemplou uma reflexão sobre a comunicação de característica participativa na conquista de direitos do cidadão. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, foi elucidado por meio do método do estudo de caso. Para isso, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e análise documental. Os resultados, a partir da análise dos materiais coletados, possibilitam entender que o projeto Orchestrarium viabiliza a ampliação dos direitos dos cidadãos a partir das atividades oferecidas. Além disso, é através da transformação e da potencialização do pensamento crítico que as práticas de comunicação participativa fomentam o exercício da cidadania no projeto. Entretanto, essa transformação é lenta e gradual e se dá atrelada ao processo educativo; isso justifica a carência de participação nas decisões por parte dos pais, alunos e professores nos projetos e ações do Orchestrarium. Por fim, entende-se que a os processos de comunicação, tanto interpessoais, quanto mecânicos, possibilitam a participação e, assim, o exercício da cidadania.