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dc.creatorFolgearini, Jordana da Silva
dc.date.accessioned2021-05-06T13:36:30Z
dc.date.available2021-05-06T13:36:30Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20798
dc.description.abstractThe objective of this study was to obtain the Electrophysiological and Behavioral Minimum Response Levels (MRL) for speech sounds, to evaluate the language performance (vocabulary) and auditory behavior of children and adolescents with Hearing Impairment (HI), according to the variables ear, degree of HI and period of installation of HI. This study was of the quantitative, descriptive, cross-sectional type. The sample arrangement consisted of convenience, in which 22 children and adolescents between the ages of three and 18 years old, of both genders, with mild to severe HI from Hearing Health Program of the Public Health System were evaluated. The procedures for sample composition were: database search, anamnesis, external auditory meatus inspection, tonal threshold audiometry, logoaudiometry, and acoustic immitance measurements. Regarding the collection procedures, the following were recorded: Cortical Auditory Evoked Potential (CAEP), Ling Sounds Detection Test, Children's Nomination Test (CNT) and Auditory Behavior in Everyday Life (ABEL) questionnaire. There was no significant difference between ears for the electrophysiological response. There was a correlation between the electrophysiological and behavioral MRL for the phonemes /m/, /u/, /a/ and /i/ of the pre-verbal group. There was a correlation between electrophysiological MRL and degree of HI, as well as between the behavioral MRL and HI degrees for all phonemes, with the exception of /s/. There was no correlation between electrophysiological MRL and time of auditory deprivation, language performance and auditory behavior. It was possible to obtain electrophysiological and behavioral MRL, and these were correlated in some variables in the pre-verbal group. The children with lower degree of loss obtained the lowest electrophysiological and behavioral MRL. The deprivation time, vocabulary measurement, and family perception of auditory behavior were not correlated with electrophysiological MRL in the sample.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAudiçãopor
dc.subjectEletrofisiologiapor
dc.subjectPotenciais evocados auditivospor
dc.subjectAudiologiapor
dc.subjectPerda auditivapor
dc.subjectAuxiliares de audiçãopor
dc.subjectElectrophysiologyeng
dc.subjectAudiologyeng
dc.subjectAuditory evoked potentialseng
dc.subjectHearing losseng
dc.subjectHearing aidseng
dc.titleResposta eletrofisiológica e comportamental em crianças e adolescentes usuários de aparelho de amplificação sonora individualpor
dc.title.alternativeElectrophysiological and behavioral response in children and adolescents users of hearing AIDSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo obter os Níveis Mínimos de Resposta (NMR) eletrofisiológica e comportamental para sons de fala, avaliar o desempenho de linguagem (vocabulário) e o comportamento auditivo de crianças e adolescentes com Deficiência Auditiva (DA), correlacionando-os com as variáveis orelha, grau de DA e período de instalação da DA. Este estudo foi do tipo quantitativo, descritivo, transversal. O arranjo amostral foi composto por conveniência, no qual foram avaliadas 22 crianças e adolescentes com idades entre três e 18 anos, de ambos os gêneros, portadores de DA de grau leve a severo de um Programa de Saúde Auditiva do Sistema Único de Saúde. Os procedimentos elencados para composição da amostra foram: pesquisa em banco de dados, anamnese, inspeção do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica. Quanto aos procedimentos de coleta propriamente ditos, teve-se: registro e análise do Potencial Evocado Auditivo Cortical (PEAC), Teste de Detecção dos Sons de Ling, Teste Infantil de Nomeação (TIN) e questionário Auditory Behavior in Everyday Life (ABEL). Não foi encontrada diferença significante entre orelhas para a resposta eletrofisiológica. Houve correlação entre os NMR eletrofisiológica e comportamental para os fonemas /m/, /u/, /a/ e /i/ do grupo pré-lingual. Observou-se correlação dos NMR eletrofisiológica e grau de DA, bem como entre os NMR comportamental e graus de DA para os todos os fonemas, com exceção do /s/. Não houve correlação entre os NMR eletrofisiológica e tempo de privação auditiva, desempenho de linguagem e comportamento auditivo. Diante do exposto, foi possível a obtenção dos NMR eletrofisiológicos e comportamentais e esses se correlacionaram em algumas variáveis no grupo pré-lingual. As crianças com menor grau de perda obtiveram os menores NMR eletrofisiológica e comportamental. O tempo de privação, a mensuração do vocabulário e a percepção familiar do comportamento auditivo não se correlacionaram com os NMR eletrofisiológicos na amostra estudada.por
dc.contributor.advisor1Biaggio, Eliara Pinto Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091731551273820por
dc.contributor.referee1Costa, Maristela Julio
dc.contributor.referee2Gil, Daniela
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9651377265304701por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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