Ações de relações públicas para a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito organizacional
Abstract
Esta monografia tem como objetivo sugerir ações de relações públicas visando promover a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito organizacional. Para isso, elegeram-se como objetivos específicos: articular os conceitos de comunicação e acessibilidade; traçar o perfil da pessoa com deficiência que está no mercado de trabalho, e; identificar a relação dessas pessoas com o ambiente organizacional. Ao final do trabalho, buscou-se compreender como as práticas de relações públicas podem contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito organizacional, considerando que as pessoas com deficiência geralmente são esquecidas pelos profissionais de comunicação. Para a elaboração desta monografia as técnicas utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, de modo a se cotejar o referencial teórico; a observação não participante, no intuito de se compreender o contexto das pessoas com deficiência; a entrevista em profundidade, para se obterem algumas informações mais específicas; e o questionário, para se conhecer o perfil da pessoa com deficiência que se encontra no mercado de trabalho e sua relação com o ambiente organizacional. Para o embasamento teórico da pesquisa, utilizou-se o autor Romeu Sassaki (1997) e, com base nas leis e decretos, abordou-se o tema da pessoa com deficiência. Para tratar acerca do conceito de comunicação organizacional, utilizaram-se autores renomados da área, tais como: Kunsch (2003; 2009); Torquato (2009); Nassar (2009); Rudimar Baldissera (2008), e, para se entender o conceito de “públicos”, foi utilizado Fábio França (2012). Com base na pesquisa, observou-se que é imprescindível que o profissional de relações públicas pondere estrategicamente de acordo com esses públicos, e que existem muitas ações possíveis para se contribuir com a inclusão da pessoa com deficiência no âmbito organizacional.