Mostrar registro simples

dc.creatorPereira, Carolina Ribeiro
dc.date.accessioned2021-05-12T20:34:39Z
dc.date.available2021-05-12T20:34:39Z
dc.date.issued2019-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20858
dc.description.abstractThis paper was developed with the purpose of introducing a new concept of math to a group formed by 9th-grade elementary students of a municipal school from Porto Alegre. We wished to teach the fundamentals of the Graphs theory, as well as broad such knowledge from beyond the traditional curriculum, leading them to investigations in the search of patterns and regularities as well as solving problems. The initial strategy was the presentation of a problem situation present in the daily life of the students to, in this way, cause the curiosity for the subject and, from this point, introduce concepts related to Graphs and its elements. In this paper, we make a report of all these activities, reflecting about the theory and the pedagogical practice and giving opinions about the receptivity of students to each step. On the attemp to evidence the learning by experience when local geographic data is used, we simulate a real problem of their daily lives, which was solved innitially on an intuitive way. Posteriorly it was also used the Dijkstra algoritm.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGrafospor
dc.subjectAlgoritmo de Dijkstrapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectGraphseng
dc.subjectDijkstra algoritmeng
dc.subjectElementary teachingeng
dc.titleGrafos: uma proposta aplicada ao cotidiano de alunos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeGraphs: a proposition applied to elementary school stududents liveseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com propósito de introduzir um novo conceito de matemática para um grupo formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Desejávamos ensinar os fundamentos da teoria de grafos, assim como ampliar os conhecimentos para além do currículo tradicional, instigando-os a investigações na busca de padrões e regularidades e também a resoluções de problemas. A estratégia inicial foi a apresentação de uma situação problema presente no cotidiano dos estudantes para, dessa forma, provocar a curiosidade pelo assunto e, a partir disto, introduzir conceitos relacionados com grafos e seus elementos. Neste trabalho, fazemos um relato de todas essas atividades, refletindo sobre a teoria e a prática pedagógica e dando pareceres sobre a receptividade dos estudantes a cada etapa. Na tentativa de evidenciar o aprendizado pela experiência quando utilizamos dados geográficos locais, simulamos um problema real de seus cotidianos, o qual foi resolvido inicialmente de maneira intuitiva. Posteriormente também foi utilizado o algoritmo de Dijkstra.por
dc.contributor.advisor1Lazzarin, João Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965026304626005por
dc.contributor.referee1Tonet, Luciane Gobbi
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo Leite dos
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International