Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Raul Ceretta
dc.creatorGonçalves, Rosane Maria Claros
dc.date.accessioned2016-08-30T14:35:11Z
dc.date.available2016-08-30T14:35:11Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2102
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article presents a study about the importance of using "media video” in the teaching and learning. In the article we discuss the potential of video as a teaching tool. The work carried out with twenty-five students from first grade of high school in a state school examines the theme of reality show inserted in the movie “The Truman Show, The Show of Life”. The purpose is to analyze how the consumer society receives the images for the reality show and how the creators of the program can manipulate the viewer’s consciousness. The analysis performed by the group of students and teacher shows that the film is primarily a reflection of the power that media has on people and patterns of consumption and behavior exist. The discussion takes place following some methodological steps that will be presented in the work, bearing in mind the relationship of the subject with the cultural industry. It can be argued that the "media video” contributes effectively in the teaching and learning, and can be widely used by educators.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectPreconceitospor
dc.titlePerspectiva da mídia vídeo: o uso do filme " Duelo de Titãs" no processo de ensino e aprendizagem na educação básicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO artigo apresenta um estudo sobre a importância da utilização da “mídia vídeo” no processo ensino e aprendizagem. No relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática. O trabalho realizado com vinte e cinco alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual analisa o tema do preconceito inserido no filme “DUELO DE TITAS”. O propósito é analisar como a sociedade se comporta com as diferenças referentes ao vários tipos de preconceito apresentados no filme. A análise realizada pelo grupo de alunos e professora evidencia que o longa-metragem é, sobretudo, uma reflexão à cultura, comportamentos e hábitos, que as vivencias exercem sobre as pessoas e os padrões estabelecidos, a coerção social e os comportamentos existentes. A discussão é realizada seguindo alguns passos metodológicos que serão apresentados no trabalho, tendo presente a relação do tema com a indústria cultural. Pode-se afirmar que a “mídia vídeo” contribui efetivamente no processo ensino e aprendizagem, podendo ser amplamente utilizada pelos educadores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples