Vivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantis
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Data
2008-02-01Autor
Graciolli, Nilta de Fátima Hundertmarck
Metadata
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Nesta pesquisa buscou-se investigar de que maneira as histórias infantis podem, ou
não, contribuir na aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e humanizadora no ambiente escolar. Realizou-se este estudo no segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008 em uma escola de ensino fundamental, da rede municipal de ensino de SM/RS, localizada na Zona Rural no Distrito de Boca do Monte, atendendo uma turma do 3º ano com dezesseis alunos. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa com características de pesquisação. Para isso foram utilizados alguns instrumentos: a observação participante, entrevistas, questionários, atividades a partir de histórias infantis trabalhadas. Construir um ambiente democrático, humanizador se constitui em um desafio para a educação, uma vez que as histórias infantis podem ser subsídios para a libertação, despertando nos educadores e educandos leitores a
compreensão de que a sua participação é fundamental nas decisões e discussões, a fim de que contribuam para a construção de uma cultura organizacional democrática na escola. Assim, aponta-se as histórias infantis como recursos preciosos para proporcionar essas vivências democráticas-humanizadoras. Observamos que os educandos que se consideravam "porcos espinhos", modificaram muitas atitudes, melhorando a (con)vivência e a participação. No decorrer do trabalho, as famílias, educadores, equipe diretiva começaram a participar, ajudando na confecção de recursos e na montagem de uma biblioteca. Isso sinaliza que as possibilidades para a construção de culturas democráticas-humanizadoras se ampliam quando a comunidade escolar se une.
Coleções
- Gestão Educacional [292]