Mulheres na educação profissional: movimentos dos cursos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
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Data
2020-11-12Primeiro membro da banca
Machado, Célia Tanajura
Segundo membro da banca
Bevilacqua, Raquel
Terceiro membro da banca
Oliveira, Liliana Souza de
Metadata
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A presente pesquisa está situada na área de Trabalho e Educação, vinculado à linha
de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa
de Pós-Graduação do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Teve por objetivo
analisar os movimentos das mulheres na trajetória e perspectivas após os cursos
subsequentes do CTISM, nos anos 2018 e 2019. E tem definido os objetivos
específicos em: 1) Contextualizar as políticas da Educação Profissional e a
participação da mulher no mundo do trabalho; 2) Historicizar o CTISM e a oferta dos
cursos subsequentes; 3) Conhecer a trajetória de ingresso, permanência e
perspectivas para o mundo do trabalho das mulheres dos cursos técnicos
subsequentes do CTISM. Esta pesquisa é um estudo qualitativo e exploratório, foram
realizadas análises documentais e bibliográficas. Os instrumentos de produção de
dados foram pesquisas em periódicos científicos, tais como portal e repositórios;
questionário semiestruturado; diário de campo; grupos focais e entrevistas. Os dados
produzidos foram analisados sob o viés de análise de conteúdo, baseados nos
seguintes eixos: a pesquisa sobre a mulher na educação profissional, quem são as
mulheres estudantes dos cursos técnicos subsequentes do CTISM, quais os motivos
de ingressarem, permanecerem e suas perspectivas para o mundo do trabalho e seus
olhares sobre as mulheres no CTISM. Os sujeitos da pesquisa, foram as mulheres
estudantes dos Cursos Subsequentes do CTISM, ingressantes nos anos 2018 e 2019.
O estudo reconhece a importância da política de Educação Profissional olhar para a
trajetória das mulheres nos cursos de EPT, de pensar o ingresso e a permanência das
mulheres e de serem desenvolvidas novas pesquisas com o foco nas mulheres na
EPT. As mulheres, que acessam os cursos subsequentes do CTISM, tem na maioria,
entre 18 e 30 anos, são solteiras, possuem uma renda média familiar entre 1 e 2
salários mínimos, e não possuem filhos. Os cursos subsequentes são fundamentais
na trajetória das mulheres contribuindo para sua formação e para o mundo do
trabalho. Com isso os resultados da pesquisa apontam para a importância dos cursos
serem noturnos e a da criação de redes de apoio e acompanhamento das mulheres
estudantes dos Cursos Subsequentes do CTISM.
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