Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNüske, Glaubert Gleizes Faber
dc.creatorAraujo, Raquel Braga de
dc.date.accessioned2021-06-30T11:39:52Z
dc.date.available2021-06-30T11:39:52Z
dc.date.issued2020-10-02
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21265
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2020.por
dc.description.abstractThis paper is part of the line of research Musical Performance of the Specialization Course in Music: Music of the 20th and 21st centuries – Performance and Pedagogy at the Federal University of Santa Maria, and it investigates topics related to musical interpretation through the study and edition of the works Conversainvento 1 and Three pieces for solo bassoon, by Kilza Setti. The latter was written for this paper at the author's request. As Setti is a female composer, the research also contextualizes facts and reflections related to the visibility of Brazilian female composers born in the 20th century, who are partially represented through Kilza Setti's biographical account. In addition, this research promotes clarifications on the influence of analysis on musical interpretation and, therefore, on its relevance to the construction process in and of performance. Several authors were the mainstays to elucidate the scope of these topics, among them, FREIRE and PORTELA (2010, 2013) and MOITEIRO (2015), who accurately discuss the visibility of women in music; RINK (2002), about the functions and techniques of the analysis of the performer; and SETTI (2018, 2019, 2020), with valuable biographical and historical information, based on her career as a composer, teacher, ethnomusicologist, researcher and Brazilian woman. This research has therefore been relevant since it enabled the creation of new compositions by Kilza Setti, edited her handwritten scores for bassoon and exemplified the practice of the interpretive process, thus enriching the academic literature on these topics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterpretação musicalpor
dc.subjectCompositoraspor
dc.subjectKilza Settipor
dc.subjectFagotepor
dc.subjectMusical interpretationeng
dc.subjectWomen composerseng
dc.subjectBassooneng
dc.titleUma compositora dos séculos XX e XXI: Kilza Setti e suas obras para fagotepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Performance Musical do Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, investigando questões relativas à interpretação musical, através do estudo e da edição das obras Conversainvento 1 e Três peças para fagote solo, de Kilza Setti. Esta última foi escrita para este trabalho a pedido da autora. Por se tratar de uma mulher compositora, a pesquisa contextualiza também fatos e reflexões relacionados à visibilidade das compositoras brasileiras nascidas no século XX, as quais são representadas em parte através do relato biográfico de Kilza Setti. Ademais, a pesquisa faz elucubrações sobre a influência da análise na interpretação musical e, desse modo, sobre a importância desta para o processo de construção da e na performance. Diversas(os) autoras(es) foram esteios para elucidar a abrangência dessas questões, entre elas(es), FREIRE; PORTELA (2010, 2013) e MOITEIRO (2015), que discorrem de modo acurado sobre a visibilidade da mulher na música; RINK (2002) acerca das funções e técnicas da análise da(o) intérprete; e SETTI (2018, 2019, 2020) com valiosas informações de cunho biográfico e histórico, pautadas em sua trajetória enquanto compositora, professora, etnomusicóloga, pesquisadora e mulher brasileira. A realização desta pesquisa mostra-se, portanto, relevante, uma vez que possibilitou a criação de novas composições de Kilza Setti, a edição de suas partituras manuscritas para fagote e exemplificou a prática do processo interpretativo, enriquecendo, dessa maneira, a literatura acadêmica a respeito de tais temas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto