O MEEF e a construção de uma concepção de prática pedagógica: uma análise a partir dos cadernos de debates
Resumen
Este estudo apresenta a intenção de colaborar com duas temáticas importantes na atual conjuntura brasileira, a educação e os movimentos sociais, dentro da especificidade do campo da Educação Física. Estamos nos propondo a compreender a realidade educacional e consequentemente da EF em nosso país, buscando analisar de que forma o Movimento Estudantil da Educação Física vem contribuindo ao longo dos anos com a defesa de uma concepção de prática pedagógica para a área. Neste estudo monográfico temos como objetivo analisar o processo de construção, a partir da luta social, da concepção de prática pedagógica defendida pelo MEEF, assim como, identificar o papel que o MEEF historicamente assumiu no debate sobre a concepção de prática pedagógica na área da educação Física. Optamos por analisar os cadernos de debates construídos pelo MEEF desde o ano de 1993, os quais têm como função socializar no plano teórico o acúmulo do movimento em torno de diversas temáticas, como o esporte, a saúde, a formação humana, a conjuntura geral, sendo que para nós o debate central que analisaremos nos quatorze cadernos de debates é o da formação humana, visando estabelecer nexos e relações entre as posições expostas pelo movimento e a atual proposta de licenciatura ampliada defendida pelo MEEF. Para isto estabelecemos três capítulos que nos dão o suporte para compreender o plano geral da sociedade capitalista a partir das categorias Trabalho e Educação, no plano particular Movimentos Sociais e Movimento Estudantil de Educação Física, e no plano singular MEEF e prática pedagógica.