Mostrar registro simples

dc.creatorMartinelli, Diego da Silva Pinto
dc.date.accessioned2021-07-22T17:31:29Z
dc.date.available2021-07-22T17:31:29Z
dc.date.issued2017-08-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21566
dc.description.abstractIn this dissertation an investigation and the creation of a didactic proposal for the teaching of Analytical Geometry in computerized environments were developed, that could allow to the students to explore the algebraic and geometric registers with the use of GrafEq, propitiating the articulation between them. In this regard, our teaching sequence was elaborated in light of Raymond Duval's theory of semiotic representation records. We use didactic engineering as a research methodology, which values both the theoretical and the experimental aspects, ie articulates research and didactic action, as well as providing an organization in the work structure. It is hoped that the didactic sequence in computerized environments can contribute to the student's understanding of geometric concepts, expanding his knowledge. Our research environment was a group of the third year of high school, of the public network of Porto Alegre. It was verified that, after the sequence of teaching of the content of analytical geometry in computerized environments, the students presented themselves more critical and able to discuss in groups to form a consensual opinion in the resolution of problems, besides recognizing geometric elements in their registers algebraic and vice versa.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGeometria analíticapor
dc.subjectGrafEqpor
dc.subjectRegisters of semiotic representationeng
dc.subjectDidactic engineeringeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectAnalytical geometryeng
dc.titleGeometria analítica: articulando registros algébricos e geométricos com o GrafEqpor
dc.title.alternativeAnalytical geometry: articulating algebraic and geometric records with GrafEqeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta dissertação foi desenvolvida uma investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de Geometria Analítica em ambientes informatizados, que possa permitir aos discentes explorar os registros algébricos e geométricos com a utilização do GrafEq, propiciando a articulação entre os mesmos. Nesse sentido, nossa sequencia de ensino foi elaborada à luz da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. Utilizamos como metodologia da pesquisa a engenharia didática, que valoriza tanto o aspecto teórico como experimental, ou seja, articula pesquisa e ação didática, além de proporcionar uma organização na estrutura do trabalho. Espera-se que a sequência didática em ambientes informatizados possa contribuir para que o aluno compreenda conceitos geométricos, ampliando seus conhecimentos. Nosso ambiente de pesquisa foi uma turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública de Porto Alegre. Verificou-se que, após a sequência de ensino do conteúdo de geometria analítica em ambientes informatizados, os discentes apresentaram-se mais críticos e capazes de discutir em grupos para formar uma opinião consensual na resolução de problemas, além de reconhecer elementos geométricos em seus registros algébricos e vice-versa.por
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Fidelis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222657444317759por
dc.contributor.referee1Magnago, Karine Faverzani
dc.contributor.referee2Fioreze, Leandra Anversa
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International