Alguns aspectos da cultura e suas interrelações com a educação ambiental
Abstract
Muitas discussões sobre a temática da Educação Ambiental caíram no modismo de pensar o ambiente como algo puramente físico e nos problemas ambientais como decorrentes da má conduta do homem com o capital natural. No entanto, a discussão acerca da relação entre natureza e sociedade também converge para o modo como a organização cultural de um dado contexto é reveladora de identidades, de formações ideológicas e de estilos de vida. Nesse sentido, emerge uma nova visão, na qual os valores culturais das sociedades tradicionais são concebidos como um patrimônio a ser salvaguardado. A pesquisa apresentada tem como uma das finalidades refletir sobre o que é cultura sob a visão do desenvolvimento sustentável, assim como ponderar sobre os direitos culturais das sociedades tradicionais em face à crise civilizacional que se apresenta. A elaboração do referencial teórico teve como foco a cultura e os fundamentos do novo paradigma ambiental emergente, com atenção ao pensamento de Lévi-Strauss, no que se refere à discussão sobre a diversidade das culturas humanas; ao método complexo de pensar a experiência humana, de Edgar Morin; e à reflexão sobre a crise ambiental, de Enrique Leff, com especial atenção aos aspectos epistemológicos de sua obra, como as categorias de análise "racionalidade ambiental" e "saber ambiental".
Collections
- Educação Ambiental [191]