Habilidades e competências dos professores no uso das TICs na prática pedagógica
Resumen
As tecnologias estão cada vez mais modernas e presentes na sociedade, ocasionando mudanças
sociais, econômicas e culturais. Diante dessas inovações, escolas e professores precisam estar
preparados para utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs como aliadas nas
práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com a reflexão de como os
professores estão inserindo as TICs em seus currículos, e quais as habilidades e competências
são desenvolvidas nas suas práticas pedagógicas com o uso das TICs. A pesquisa de campo foi
realizada com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Médio da Escola
Estadual Francisco Brochado da Rocha, do município de São Sepé - RS. Investigou-se o uso das
tecnologias no processo de ensino-aprendizagem através de questionários para os professores e
alunos. Este estudo revelou que a maioria dos alunos tem acesso a computadores em casa e
gostam das aulas do laboratório de informática. Quanto aos professores, todos possuem conhecimentos básicos em informática, sendo que alguns usam o Labinfo com mais frequência que outros. Estes acreditam que os alunos demonstram mais interesse e motivação pelas aulas, enquanto os que usam menos o Labinfo afirmam que lhes faltam conhecimentos sobre a utilização das TICs, como ferramentas pedagógicas.