dc.creator | Mota, Emily Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T21:42:09Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T21:42:09Z | |
dc.date.issued | 2020-03-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21855 | |
dc.description.abstract | This research has as main problem the issue of female advancement in the military
job market, and unfolds this analysis within the institutional economy, treating social
thinking and habits as necessary bases to analyze in what context this advancement
has occurred within the career. When entering into the discussion of gender as a
social institution, forming habits and female stereotypes that contribute to the social
division of labor in the market in question, the main objective of the research was to
analyze how these women have progressed, and for that, used data provided by the
Citizen Information System (e - SIC). The results were obtained through a descriptive
analysis, and were tested in hypotheses formed based on readings of research
related to the area and in periods prior to the one currently analyzed. The advance
was characterized by the presence of women in the Armed Forces, by their rise, and
the type of specialization that each one operates repeatedly. The final result mostly
corroborated with the hypotheses in question, leading to the realization that women
have indeed advanced in this market, remaining more present in all forces and
gradually occupying positions previously held only by men, however, it is still done
realize the difficulty of such an advance, the delay in re | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Forças armadas | por |
dc.subject | Instituições | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Armed forces | eng |
dc.subject | Institutions | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.title | A inserção feminina no mercado de trabalho militar brasileiro | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como problemática principal a questão do avanço feminino
no mercado de trabalho militar, e desdobra essa análise dentro da economia
institucional, tratando o pensamento e os hábitos sociais como bases necessárias
para analisar em que contexto esse avanço tem ocorrido dentro da carreira. Ao
adentrar na discussão do gênero como instituição social, formadora de hábitos e
estereótipos femininos que contribuem para a divisão social do trabalho no mercado
em questão, a pesquisa teve como objetivo principal analisar como essas mulheres
tem avançado, e para tal, utilizou de dados disponibilizados pelo Sistema de
Informação ao Cidadão (e – SIC) no período tempo entre 2014 e 2019. Os
resultados foram obtidos por meio de uma análise descritiva, e foram testados em
hipóteses formadas com base em leituras de pesquisas relacionadas à área e em
períodos anteriores ao analisado no momento. O avanço foi caracterizado pela
presença de mulheres nas Forças Armadas, pela ascensão delas, e o tipo de
especialização que cada uma atua recorrentemente. O resultado final corroborou em
sua maioria com as hipóteses em questão, levando a perceber que as mulheres tem
sim avançado nesse mercado, mantendo-se mais presente em todas as Forças
(maior presença de mulheres) e gradativamente ocupando cargos anteriormente
ocupados apenas por homens, no entanto, ainda se faz perceber a dificuldade de tal
avanço, a demora para atingir cargos mais elevados (dificuldade na ascensão) se
comparada a homens, e em determinadas situações não o fazendo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Igor Castellano da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7301233930780970 | por |
dc.contributor.referee1 | Rohenkohl, Júlio Eduardo | |
dc.contributor.referee2 | Pinto , Danielle Jacon Ayres | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9785520676654989 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Economia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |