Mostrar registro simples

dc.creatorMota, Emily Santos
dc.date.accessioned2021-08-09T21:42:09Z
dc.date.available2021-08-09T21:42:09Z
dc.date.issued2020-03-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21855
dc.description.abstractThis research has as main problem the issue of female advancement in the military job market, and unfolds this analysis within the institutional economy, treating social thinking and habits as necessary bases to analyze in what context this advancement has occurred within the career. When entering into the discussion of gender as a social institution, forming habits and female stereotypes that contribute to the social division of labor in the market in question, the main objective of the research was to analyze how these women have progressed, and for that, used data provided by the Citizen Information System (e - SIC). The results were obtained through a descriptive analysis, and were tested in hypotheses formed based on readings of research related to the area and in periods prior to the one currently analyzed. The advance was characterized by the presence of women in the Armed Forces, by their rise, and the type of specialization that each one operates repeatedly. The final result mostly corroborated with the hypotheses in question, leading to the realization that women have indeed advanced in this market, remaining more present in all forces and gradually occupying positions previously held only by men, however, it is still done realize the difficulty of such an advance, the delay in reeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectForças armadaspor
dc.subjectInstituiçõespor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectArmed forceseng
dc.subjectInstitutionseng
dc.subjectGendereng
dc.titleA inserção feminina no mercado de trabalho militar brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como problemática principal a questão do avanço feminino no mercado de trabalho militar, e desdobra essa análise dentro da economia institucional, tratando o pensamento e os hábitos sociais como bases necessárias para analisar em que contexto esse avanço tem ocorrido dentro da carreira. Ao adentrar na discussão do gênero como instituição social, formadora de hábitos e estereótipos femininos que contribuem para a divisão social do trabalho no mercado em questão, a pesquisa teve como objetivo principal analisar como essas mulheres tem avançado, e para tal, utilizou de dados disponibilizados pelo Sistema de Informação ao Cidadão (e – SIC) no período tempo entre 2014 e 2019. Os resultados foram obtidos por meio de uma análise descritiva, e foram testados em hipóteses formadas com base em leituras de pesquisas relacionadas à área e em períodos anteriores ao analisado no momento. O avanço foi caracterizado pela presença de mulheres nas Forças Armadas, pela ascensão delas, e o tipo de especialização que cada uma atua recorrentemente. O resultado final corroborou em sua maioria com as hipóteses em questão, levando a perceber que as mulheres tem sim avançado nesse mercado, mantendo-se mais presente em todas as Forças (maior presença de mulheres) e gradativamente ocupando cargos anteriormente ocupados apenas por homens, no entanto, ainda se faz perceber a dificuldade de tal avanço, a demora para atingir cargos mais elevados (dificuldade na ascensão) se comparada a homens, e em determinadas situações não o fazendo.por
dc.contributor.advisor1Silva, Igor Castellano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301233930780970por
dc.contributor.referee1Rohenkohl, Júlio Eduardo
dc.contributor.referee2Pinto , Danielle Jacon Ayres
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785520676654989por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEconomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International