Gestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escrita
Resumen
Este estudo tem por objetivo compreender a repercussão do trabalho cooperativo
entre pares na construção da lecto-escrita. Para tanto, utilizou-se uma abordagem
metodológica do tipo etnográfica, com aportes teóricos epistemológicos, nos quais
utilizou-se os estudos de Piaget (1973; 1977; 1983; 1987); Ferreiro e Teberosky
(1993; 1999; 2001; 2003) e Perret-Clermont (1996) para desenvolver a análise
das hipóteses apresentadas pelas crianças pesquisadas em momentos de
interação grupal, na resolução de desafios referentes à leitura e à escrita. Assim,
a partir dessa análise dos intercâmbios orais estabelecidos entre as crianças no
grupo, constatou-se que a interação grupal, entre pares, consiste em uma
situação privilegiada do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, já que,
havendo conflitos de hipóteses – conflitos sociocognitivos - através das
discussões sobre o que a escrita representa e como ela é representada, há
desequilíbrios na estrutura mental do sujeito que buscando um novo ponto de
equilíbrio avança em suas concepções, organizando esquemas mais elaborados
(reestruturação cognitiva). Logo, conclui-se afirmando que a interação grupal
consiste numa prática pedagógica que possibilita a construção conjunta da lectoescrita,
bem como a possibilidade, por parte dos sujeitos-crianças envolvidos no
processo, de um conviver baseado no respeito e na aceitação do outro. Isto é, a
gestão da sala aula, quando pensada e organizada de maneira que envolva as
crianças no desenvolvimento de atividades significativas, que permitam a
reflexão, a cooperação, o compartilhamento, a participação e o engajamento
mútuo, possibilita a formação de cidadãos que se entendem co-responsáveis na
transformação social.
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- Gestão Educacional [292]