Professor de Educação Física e sua participação na gestão escolar: contribuições para a formação profissional
Abstract
Os professores de Educação Física com base na história de sua profissão
desarticulada com os saberes pedagógicos da docência, muitas vezes, se eximem
de atuar ativamente nas atividades que envolvem o processo de Educação Escolar.
Diante disso, o objetivo desta investigação foi analisar a participação do professor de
Educação Física na gestão escolar e sua contribuição para sua formação
profissional. A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia e na abordagem
qualitativa. Os participantes do estudo foram cinco professoras de Educação Física
atuante na rede estadual de ensino do município de Santa Maria (RS). Para a coleta
das informações foram feitas entrevistas semi-estruturadas com estas professoras,
tendo sua interpretação seguida pela análise de conteúdo. Evidenciou-se que as
professoras, na medida do possível, estão tentando acompanhar o processo lento
de transformação do paradigma de administração educacional para o de gestão
educacional, ao se esforçarem em participar das instâncias educativas de formação
e avaliação do trabalho desenvolvido na escola, ainda que, nesses espaços se
perceba muitos fatores limitantes de suas ações como gestoras. Acreditam que a
participação na gestão escolar propicia benefícios para sua formação, sua prática
docente e seu desenvolvimento profissional através de diferentes perspectivas.
Collections
- Gestão Educacional [289]