O professor de Educação Física Escolar e a formação de alunos crítico-reflexivos: realidade, possibilidade ou utopia
Resumen
O objetivo deste estudo foi compreender como é realizada a prática pedagógica dos
professores de Educação Física em três escolas de diferentes redes de ensino (municipal, estadual e particular), do município de Caçapava do Sul - RS na perspectiva de formar alunos crítico-reflexivos. A abordagem utilizada foi a qualitativa com as informações coletadas através de entrevistas semi-estruturadas e interpretadas pela análise de conteúdo. Os participantes foram três professores de Educação Física e doze alunos desta disciplina das Séries Finais do Ensino Fundamental, sendo um professor e quatro alunos de cada escola da rede de ensino. Através dessa investigação foi possível perceber que os professores e os
alunos que subsidiaram esta análise não desenvolvem, nem compreendem com clareza o significado e os objetivos do ensino crítico-reflexivo. Diante disso, evidencia-se a importância desses professores buscarem participar de discussões e reflexões no campo da Educação Física Escolar que abordem novas perspectivas para os processos de formação.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]