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dc.contributor.advisorGediel, Ana Luisa Borba
dc.creatorJost, Sabine
dc.date.accessioned2016-10-05T14:42:12Z
dc.date.available2016-10-05T14:42:12Z
dc.date.issued2010-11-24
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2222
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research had as objective the production of knowledge about the school practices experienced by a deaf person belonging to the deaf community of Santa Maria/RS, elucidating the path that this person went through, and the representations about deaf education presented as well. To realize this research it was adopted the Life History method, inserting in it a qualitative approach, of descriptive nature, characterizing it as a case study. Regarding the results, it was showed that the deaf person, during her educational trajectory, went through the paths of the Oralism, after the ones of the Total Communication, until more recently, the proposals for Bilingual Education. In the first two, through speeches that conceived and represented deafness as a disability and the deaf person as a deficient person, the deaf person surveyed declared having lived experiences of suffering and subordination. It was only in this last educational proposal that she was able to perceive herself as belonging to a community, a culture, constituting a deaf language and a deaf identity, becoming, thus, constructor and narrator of her own history. Finally, it is relevant to highlight the importance of choosing the Life History method for this research, since that the use of this methodology allowed a moment of “listening” to the deaf person surveyed who reported her way of seeing her own experiences of life, and especially those related to their educational trajectory, which was crucial for a deep reflection, apprehension and learning, both for the research participant as to the researcher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdapor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectTrajetória escolarpor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.titleHistórias de vida: uma "escuta" às narrativas de uma surda sobre sua trajetória escolarpor
dc.title.alternativeLife history: a “listening” to the narratives of a deaf person about her school pathwayeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito a produção de conhecimentos acerca das práticas escolares vivenciadas por uma surda pertencente à comunidade de surdos de Santa Maria/RS, elucidando o caminho percorrido pela mesma, bem como as representações sobre educação de surdos apresentadas. Para a realização da pesquisa foi adotado o método da História de Vida, a qual se inseriu numa abordagem qualitativa, de cunho descritivo, caracterizando-se como um estudo de caso. No tocante aos resultados, evidenciou-se que a surda percorreu em sua trajetória educacional os caminhos do Oralismo, após os da Comunicação Total, até chegar, mais recentemente, às propostas de Educação Bilíngüe. Nos dois primeiros, através dos discursos que concebiam e representavam a surdez como uma deficiência e o surdo como um sujeito deficiente, a surda pesquisada declarou ter vivenciado experiências de sofrimento e de subordinação. Apenas nesta última proposta educacional teve a possibilidade de se perceber como pertencente a uma comunidade, a uma cultura, constituindo uma língua e uma identidade surda, tornando-se, assim, construtora e narradora da sua própria história. Por fim, faz-se relevante destacar a importância da escolha do método de História de Vida para esta pesquisa, uma vez que o uso desta metodologia possibilitou um momento de “escuta” à surda pesquisada para que relatasse seu modo de ver as suas próprias experiências de vida e, principalmente, as relacionadas à sua trajetória educacional, o que foi fundamental para uma profunda reflexão, apreensão e aprendizagem, tanto para a participante da pesquisa quanto para a pesquisadora.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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