Contribuições do software avogrado para a aprendizagem na disciplina de Química na Escola Tiradentes de Santo Ângelo - RS
Abstract
O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa e análise dos dados que
tiveram como objetivo, identificar as principais contribuições da aplicação do
software Avogadro na disciplina de Química do Ensino Médio, na Escola da Rede
Estadual Tiradentes de Santo Ângelo/RS com os alunos das turmas do Ensino
Médio. O software Avogadro foi utilizado para o desenvolvimento do conteúdo
sobre ligações químicas, geometria molecular, polaridade das moléculas e
solubilidade em água das substâncias inorgânicas. Esse software possibilita a criação
e a visualização de moléculas em 3D. Das quatro turmas de primeiros Anos, duas
trabalharam com o software Avogadro no laboratório de informática desenvolvendo
o conteúdo na disciplina de Química sobre ligações interatômicas, ligações
intermoleculares e propriedades físico-químicas das substâncias. Nas outras duas
turmas o conteúdo foi desenvolvido em sala de aula usando apenas os recursos do
livro didático, quando-verde e aula expositiva dialogada. Após foi aplicada uma
avaliação idêntica para os alunos das quatro turmas. A análise dos resultados obtidos
pelos alunos na avaliação possibilita concluir que o uso do programa Avogadro
como ferramenta de apoio para o desenvolvimento do conteúdo produz resultados
satisfatórios. O uso deste software proporcionou um melhor entendimento das
interações que ocorrem entre os átomos para formar uma substância e as interações
que ocorrem entre as moléculas de uma mesma substância ou de substâncias
diferentes. A construção de modelos mentais possibilita ao educando uma melhor
compreensão das formas como os átomos e as moléculas das substâncias interagem
entre si.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]